quarta-feira, 21 de março de 2018

MELIPONICULTURA EM COMUNIDADE DE VITÓRIA



Nesse dia 24 de março, a AME-ES inicia em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória,  um projeto de meliponicultura na comunidade do Morro da Fonte Grande, no local denominado Campinho.

A implantação de um projeto de meliponicultura em Campinho irá proporcionar a possibilidade de geração de renda para a comunidade, além da tão importante polinização. Isso levando em conta um diagnóstico realizado pela PMV, em 2008, que indicava que cerca de 34% das famílias ganham até um salário mínimo e outros 13,2% não possuíam renda, à época do levantamento. Os moradores ocupam a região há décadas.

Vista geral do Campinho

Meliponicultura Comunitária
A experiência adquirida pela AME-ES no programa desenvolvido na foz do Rio Doce (Regência) em Linhares, servirá de base e referência para mais esse projeto de meliponicultura comunitária.

Inicialmente serão instaladas em Campinho algumas matrizes, que poderão ser trabalhadas tanto pelos moradores quanto pelos associados da AME-ES. Posteriormente, quando da multiplicação dos enxames, parte deles poderá ser disponibilizada para a comunidade local.

Campinho na fonte Grande 

À medida que o projeto avançar e os moradores de Campinho já detiverem conhecimento sobre o manejo com as abelhas sem ferrão, serão disponibilizados enxames para que possam iniciar na atividade. O objetivo é que as colônias sejam conseguidas para a comunidade por meio de patrocínios.

Esse projeto é uma das ações da AME -ES no convênio firmado com a PMV, cujo objetivo principal é proporcionar o desenvolvimento da meliponicultura na Capital Vitória. No convênio, cabe à AME-ES a divulgação da atividade, formação, assistência técnica e conscientização sobre o respeito e importância da preservação das abelhas sem ferrão. Por sua vez a PMV disponibiliza espaços públicos para o estabelecimento de meliponários.

O primeiro deles foi no Parque Municipal Vale do Mulembá, onde foram instalados enxames que já foram multiplicados. Está em fase de construção, no Parque, as instalações administrativas e um centro de educação ambiental.


Um comentário:

  1. trazer de volta abelhas que possivelmente existiram nessa região no passado.

    ResponderExcluir