domingo, 18 de março de 2018

MULTIPLICAÇÕES DE COLÔNIAS EM ARACRUZ

Em Aracruz, começaram nesta semana as primeiras multiplicações de colônias de  abelhas. Na localidade de Gimuhuna, no dia 08/03/2018 aconteceram multiplicações de Uruçu Amarela e neste dia 15/03/2018, em Boa Vista.  As ações fazem parte do projeto AME-ES em parceria com a Fibria.
As multiplicações em Gimuhuna foram feitas pelo associado da AME-ES, Guilherme Pivovar Plotecya, que juntamente com o vice-presidente da AME-ES e coordenador do projeto, Robson Barbosa Simões, prestam assistência técnica especializada às quatro famílias envolvidas com a criação de abelhas sem ferrão. Também acompanharam esse trabalho dois consultores da Fibria e representantes de duas famílias: Sr. João Mai e Kleber. Em Boa Vista, a AME-ES esteve representada pelo Guilherme.

Além das multiplicações, as pessoas foram treinadas para que possam se tornar autossustentáveis no manejo das colmeias, assim como já acontece no projeto desenvolvido numa comunidade indígena do município de Aracruz, pela Fibria. Segundo Guilherme  as condições dos enxames estavam muito boas e a interação com as famílias no manejo da multiplicação foi encantador e eles ficaram visivelmente maravilhados com o trabalho realizado.

O projeto em Aracruz foi iniciado no primeiro semestre de 2017 pela AME-ES com a Fibria (PDRT - Programa de Desenvolvimento Rural Territorial) e que contempla 05 colônias de abelhas (Uruçu Amarela e Jataí) distribuídas em 04 famílias, totalizando 20 caixas.
Multiplicação em Gimuhuna:







Multiplicação em Boa Vista







Nenhum comentário:

Postar um comentário