terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

AME - ES E PMV VÃO COMEÇAR PROGRAMA DE MELIPONICULTURA EM CONJUNTO

,
Parque da Fonte Grande Vitória
   
 A AME - ES vem dialogando com a Prefeitura de Vitória. Acreditamos que em breve poderemos começar a trabalhar a meliponicultura na capital em parceria com a Administração Pública. Apesar de não haver, ainda, nenhum termo de acordo oficial, as conversas se encaminham para um entendimento.

      Em 24 de janeiro fizemos visitas técnicas ao Parque da Fonte Grande e ao ao Parque Natural Vale do Mulembá. Fomos acompanhados por dois representantes da PMV, Paulo Rodrigues (quem nos convidou) e do Biólogo responsável, Felipe Bertholdi Fraga.
 
     O Parque da Fonte Grande possui 21,8 mil metros quadrados de área contínua de Mata Atlântica. Em seu ponto mais alto chega a 310 metros. Oferecendo uma bela vista Vista da Grande Vitória, atrai muitos vistantes, também pela natureza preservada.

   

Rogério Caldeira, Judismar Barbosa, Paulo Rodrigues (PMV), João Teixeira, Felipe Bertholdi (PMV)
    O Parque Natural Vale do Mulembá está situado no bairro Conquista. Conta com uma área de domínio público cercada e com segurança. Rico em Mata Atlântica, possui ainda uma área de pomar.  Na visita, percebemos de imediato a vocação do local para a meliponicultura.
 Mulembá conta com rica cobertura vegetal em 114 ha

   Em 17/02 realizamos um novo encontro: Uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente (SEMMAN), desta vez incluindo Marco Bravo e Iara Gardenia Moreira. Ratificaram o interesse da PMV em trabalhar com a associação. 
       

Julio Barbosa, Felipe B. Fraga, João T. Santos, Marco Bravo, Rogério, Paulo Rodrigues 


       Sendo concretizada a parceria nos termos até agora conversados, um meliponario será montado nas novas instalações do Parque Natural Vale do Mulembá. Os usuários poderão utilizar o espaço para hospedar e manejar suas colonias quando necessitarem. A AME e a PMV desenvolverão, também, programas de educação ambiental com  escolas e a comunidade. 
    Também está sendo cogitado um ponto para instalação de uma uma lojinha. Poderemos também utilizar o espaço multiuso a ser construído para as atividades da associação. O referido espaço será compartilhado com outras entidades.
        
       Foi também solicitado autorização para que a AME-ES possa instalar iscas para que consiga ir formando um plantel de colonias para futura utilização em diferentes projetos.

        Ficou também conversado que a AME - ES desenvolverá em parceria com a PMV. dentro das possibilidades, um outro programa de meliponicultura contemplando moradores remanescentes na área dos Parques.

    A instalações de meliponarios como esse, e o que será instalado em Pedra Azul, são ações estratégicas da associação. É uma maneira da associação conseguir um número de colonias para poder fomentar a atividade, Seja com a instalação de meliponarios coletivos, ou repassando diretamente aos associados através de sorteios, por valores e outras possibilidades.

     Neste meliponario será possível, também, a realização de feiras, onde quem tenha colonias produtos e para repassar, e os que desejam adquirir poderão se encontrar.

     Confirmada  a loja, teremos dado mais um grande passo a favor dos criadores pois teremos o primeiro local para que possamos vender nossos produtos. O que vai facilitar adquirir caixa e outros implementos, Além de ser um ponto de contato para adquirir enxames.

     Aproveitamos a oportunidade para reforçar o nosso apelo com relação ao controle do horário de aplicação de veneno ("fumacê"). 

João Luiz Teixeira Santos.             
              

             


Nenhum comentário:

Postar um comentário