quinta-feira, 28 de setembro de 2017

AME- ES E PMV FORTALECEM PARCERIA PELA MELIPONICULTURA

No primeiro dia de Setembro foi assinada a intenção de um programa de meliponicultura para o Município Vitória, envolvendo a Associação e a Prefeitura, principalmente através de sua Secretaria de Meio Ambiente - SEMMAM.

O Município que vem modelo buscando um modelo de Gestão Compartilhada, está iniciando a construção da infraestrutura do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, e, dialogando, fomos convidados para compartilhar do uso do local, utilizando uma área externa para a efetivação do Meliponário Experimental. A AME-ES poderá contar ainda, com sala para escritório, loja para exposição de produtos, e ainda utilizar dos equipamentos do Centro de Educação Ambiental que também será construído no local.

Em contrapartida a Associação irá desenvolver em Vitória um projeto de introdução à meliponicultura com os funcionários dos Parques da Capital e também com os moradores do entorno do Maciço Central, uma grande área preservada abrangendo diversos bairros tomando como referencia o modelo que estamos desenvolvendo na Foz do Rio Doce.


 O Prefeito de Vitória, Luciano Rezende assinando como testemunha  

Secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos Luiz Emanuel Zouain da Rocha.


Como Presidente da AME-ES também assino o Termo.

Após a Solenidade de assinatura das obras, com recursos já assegurados de R$ 1.800.000,00, e da proposta de Gestão Compartilhada, aconteceu uma apresentação da tradicional Banda de Congo
Amores da Lua, um dos maiores ícones da cultura popular da cidade de Vitória.

Banda de Congo Amores da Lua se apresentando.
Falando em cultura popular, o Vale do Mulembá está diretamente ligado a uma outra tradição capixaba, a tradicional panela de barro, já que é  é um local de retirada do barro dá as características e resistência da tradicionais panelas da moqueca capixaba.
Para a fabricação das panelas de barro é usado o barro existente no Mulembá - foto de Gildo Loyola - A Gazeta.


O evento contou ainda com degustação de mel colhido na hora das colônias instaladas no Parque para experimento quanto a possibilidade de desenvolvimento das colônias no Maciço Central, que mostraram excelentes, haja vista que os enxames cresceram e estão com bastante mel.    
Adriana Pessotti (AME-ES) apresentando o mel ao Prefeito - Estiveram presentes também vereadores, técnicos e moradores. 

O Prefeito, Secretários, e demais presentes puderam conhecer a meliponicultura e maravilho mel produzido no Vale do Mulembá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário