Em dezembro de 2016, a associação e o Instituto Ecomaris, com apoio do Projeto Tamar, iniciaram um programa de meliponicultura em Regência em Entre Rios, Linhares (ES). Registramos a ação nesse blog: https://ame-es.blogspot.com.br/2016/12/a-ame-es-inicia-programa-de.html
Na época, inauguramos um pequeno meliponario no Centro Ecológico do Projeto Tamar em Regência e em Entre Rios.
Apresentamos as abelhas para os participantes em uma exposição e com a utilização de palestras. Nas duas localidades foram realizadas oficina de práticas de transferência.
Tendo conquistado a simpatia do movimento ambiental, o nosso projeto foi indicado pelo Comunidade Regência Viva, dentre outros, à Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativista e dos Povos Costeiros Marinhos (CONFREM); que havia recebido um aporte através da Vitalogy Foundation, braço social da banda norte - americana Pearl Jam, que doou a arrecadação de um show em 20 de novembro, em Belo Horizonte (Veja mais aqui). A CONFREM nos contemplou com uma verba de R$ 7.110,00, sendo que já recebemos uma parcela.
Com a parcela inicial, no dia após a realização do II módulo da formação, no último dia 25, conseguímos a distribuição de 16 colonias em Regência e Entre Rios, sendo dez com a espécie jataí (Tetragonisca angustula) e seis de uruçu amarela (rufiventris-mondory).
Abelhas para o Programa de Meliponicultura da Foz do Rio doce. |
Meliponarios foram instalados também na comunidade ribeirinha de Entre Rios. |
AME-ES E Instituto Instituto Ecomaris entregando enxames |
Participantes vão cuidar das colonias para na primavera serem desdobradas para outros também receberem. |
Alegria da Sônia, participante do Programa ao receber uma colônia para cuidar |
Paulo Henrique. |
Judsmar Barbosa, o "Júlio", também agradou bastante aos participantes com uma oficina bastante participativa, onde foram fabricados os famosos "bombons de pólen" pelos participantes.
Com a mão na massa de pólen para a fabricação do alimento |
Prática - "bombom de pólen" |
Judsmar Barbosa ensinou a preparar alimentação artificial |
Oficina de produção de alimento proteico. |
Nessa etapa também foi realizada uma outra prática, quando foi multiplicado um enxame de uruçu no meliponario, que foi fundado no primeiro módulo.
Divisão de Uruçu |
Enxame do meliponario da AME recebendo melgueira. |
No total, até o 23 de abril, ao final do primeiro módulo em Povoação, a AME-ES, terá deixado, no mínimo, 35 enxames na região, dentre os que estão no meliponario da AME-ES/TAMAR e nas residencias dos participantes, polinizando e divulgando a atividade.
Serão distribuídas, também, um total de 38 caixas racionais para a continuidade o Programa de Meliponicultura da Foz do Rio Doce.
E isso é apenas o começo. Estamos em busca de novos apoios para viabilizar uma expansão rápida do programa.
João Luiz Teixeira Santos
Presidente
E isso é apenas o começo. Estamos em busca de novos apoios para viabilizar uma expansão rápida do programa.
João Luiz Teixeira Santos
Presidente
ola amigos gostei de ver as reuniões do ame muito boas e produtivas sou de Iúna es gostaria de saber como consigo um enxame de uruçu capixaba pois aqui so consigo jatai nas iscas obrigado
ResponderExcluir