sábado, 6 de janeiro de 2018

EXPONDO ABELHAS

         Durante o ano de 2017 a AME-ES esteve presente em diferentes eventos expondo as abelhas de  ocorrência natural no Estado do Espirito Santo em Diferentes eventos.
         Nessas oportunidade temos a alegria de ver como as abelhas fascinam e como que as pessoas ficam encantadas em saber que existem as abelhas nativas sem ferrão, que podem ser criadas por todos com toda a segurança. Mais pessoas entram na atividade como criadores ou como simpatizantes e apoiadores de nossas ações.
          No segundo semestre realizamos exposição de abelhas no Parque Botânico da Vale, em Vitória em um evento em que ocorrem também uma bela exposição de orquídeas e bonsai.
Nas exposições o público aprende sobre a as abelhas.

Ricardo Braga falando sobre as abelhas


As crianças ficam fascinadas com a ASF.



O associado Ângelo atuando na Exposição no Parque Botânico.

         Também tivemos a oportunidade de expor e palestrar em grande evento, também na cidade de Vitória, promovido pela Rede Gazeta de Comunicações: a TecnoAgro.

A tecnoAgro foi um grande evento ocorrido na Cidade de Vitória

Associados Adriana e ângelo na TecnoAgro.

Público acompanhando a apresentação do Engenheiro Florestal da AME-ES, Ricardo Braga.
O Stand da AME-ES obteve um grande sucesso com o público.

No evento a AME-ES conseguiu importantes apoios políticos.

No evento a AME-ES conseguiu importantes apoios políticos.

Ricardo Braga falando sobre a Melipona capixaba. 

          Marcamos presença também no Município de Linhares, Distrito de Povoação, onde já estamos presentes com um projeto de meliponicultura com os moradores.
 
Os associados Guilherme e Ricardo representaram a associação na exposição em Povoação (Linhares)

Ricardo Braga mostrando as abelhas para as crianças em Povoação.

Guilherme exibindo as abelhas.

Aproveitando a visita a Linhares, as abelhas do projeto Foz do Rio do Doce em Povoação foram revisadas

AME-ES NAS ESCOLAS

A associação dos meliponicultores promovem no ano de 2017 algumas ações junto às escolas na Grande Vitória. Em apoio ao trabalho de formação desenvolvido pelo Colégio América, em Vitória. falamos sobre as abelhas nativas e ainda levamos uma exposição de fotografia com imagens dos meliponicultores do Espírito Santo, organizada em conjunto com Emparede Arte Comteporânea.



A escola Monteiro Lobato também recebeu a visita da AME em um evento sobre o meio ambiente.
Na oportunidade alunos e pais puderam conhecer um pouco sobre as abelhas nativas do Espírito Santo.

AME - ES APOIANDO ESCOLA EM PROJETO DE MELIPONICULTURA

A Associação de Meliponicultores do Estado de Espírito Santo (AME-ES) é parceira da Escola Estadual Almirante Barroso, na Capital. Essa escola possui um Curso Técnico em Meio Ambiente, e temos colaborado com o conteúdo de meliponicultura, participando diretamente na formação dos estudantes.
Nilton Emerick da AME-ES e grupo de alunos que estão desenvolvendo projeto de meliponicultura com apoio da Associação 
Ação da AME-ES na Escola Estadual Almirante Barroso.
Estudantes conhecendo a meliponicultura e a importância das abelhas

Realizamos algumas ações com essa escola e os estudantes já visitaram nosso meliponário no Vale do Mulembá e o Emparede Galeria de Arte e Meliponicultura, do associado Rogério Caldeira. Também participaram de um seminário organizado pela Prefeitura, com nossa participação. A última ação ocorrida na Escola foi no dia 27 de outubro.

No Meliponário Mulembá (AME-ES\PMV) os alunos receberam forma teorica e prática.

  
Os alunos do curso técnico em do Almirante Barroso participaram do Seminário no Dia da Abelha
A turma do Curso Técnico Meio Ambiente está replicando os conhecimentos adquiridos realizando tarabalho junto a comunidade de Goiabeiras e com escolas de primeiro grau. Apresentaram ainda, um projeto para concorrer ao Prêmio Ecologia 2017, ficando em segundo lugar dentre as escolas de segundo grau.

MUITAS MULTIPLICAÇÕES DE ENXAMES NO ENCONTRO NO CLUBE

No mês de outubro, a Associação de Meliponocultores do Espírito Santo (AME-ES) fez seu encontro  no Clube da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), que os associados também podem frequentar sem ter que pagar taxa de adesão. Foram manejadas em torno de 20 enxames, sendo que a maioria foi multiplicada e outros foram revisados ou transferidos. A atividade foi muito produtiva, principalmente por reunir teoria com a prática. Houve casos de associados que por insegurança nunca haviam feitos uma multiplicação e com a experiência ganharam confiança e depois, realizaram com sucesso o desdobramento de suas colônias.

Contando com uma boa quantidade de associados da AME-ES e ainda com a participação de associados da APCEF, os participantes foram divididos em cinco grupos. Foram trabalhadas diferentes espécies: uruçu, mandaçaia, guaraipo, jatai e irai.



A APCEF vez um farto registro de imagens que disponibilizou em seu site. Para saber melhor como foi bonito e produtivo o evento, clique no link abaixo e veja as imagens: