terça-feira, 10 de outubro de 2017

AME -ES É CONVIDADA PARA FALAR SOBRE O ABELHAS E FUMACÊ .


Recentemente pudemos nos manifestar junto aos vereadores de Vitória sobre as consequências para as abelhas com a aplicação de veneno para combater os mosquitos.
A oportunidade já rendeu frutos com uma reunião com Secretaria de Saúde da Capital e agora o aplicação será controlada para evitar a mortandade das abelhas:

AME - ES FALA SOBRE O RISCO DO FUMACÊ PARA AS ABELHAS DE PARA OS VEREADORES DE VITÓRIA.

O ENCONTRO DA AME-ES EM OUTUBRO SERÁ NA APCEF E EM DIA DE DOMINGO.

No dia 22 desse mês os associados poderão acompanhar a divisão de várias espécies, tais como uruçu, mandaçaia, bicololor e iraí. O manejo, a exemplo do encontro de aniversário, será na Sede Social da APCEF em Bicanga, Serra.
Será uma ótima oportunidade para os  novatos poderem acompanhar pessoalmente o processo de divisão, tanto com caixas modulares como com a retirada de discos. Será apresentada ainda a teoria dos processos de desdobramento.
Os associados da AME - ES, da APCEF e convidados terão rara oportunidade de acompanhar a divisão de uma M. bicolor - bicolor, espécie peculiar que geralmente possui mais de uma rainha e está com a postura sempre no alto, com as operárias controlando a pilha de discos, fazendo com que eles desçam, já que as rainhas não descem para reiniciar a postura. Então a(s) divisões serão realizadas retirando discos de baixo, e talvez com a introdução de uma rainha.
Lembramos aos associados que todos podem também se associar ao clube e frequentar as sedes Bicanga, Cachoeiro do Itapemirim e Colatina sem o pagamento de adesão, se comprometendo apenas com a taxa de manutenção.
Informações:
Sobre o Evento: 27 999741374
Sobre o clube: Tel: 27 3338-0833    http://www.apcefes.org.br/portal/es/associe-se/

Na trilha estão alojadas diversas espécies.



Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial - PDRT Recebe as Primeiras colméias.


O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial – PDRT –, nas localidades de Boa Vista e Gimuhuna, no Munícipio de Aracruz, recebeu as primeiras 20 colônias, entre Melipona Mondory (uruçu amarela) e Tetragonisca angustula (Jataí). Estamos auxiliando na implantação de meliponários individuais, efetuando o treinamento das famílias, enquanto a Fíbria fornece as colônias.
Iniciando em 04 Unidades Familiares que atuam em sistemas de manejo agroecológico, a inclusão da meliponicultura no PDRT visa a geração de renda e o incremento dos serviços ambientais prestados pelas abelhas nativas.
O modelo adotado nesse piloto servirá de base para a inclusão de novos participantes e a ampliação Programa a partir do próximo ano.

 




segunda-feira, 9 de outubro de 2017

DIA DA ABELHA COMEMORADO COM SEMINÁRIO E PRÁTICA DE MULTIPLICAÇÃO EM VITÓRIA

O dia da abelha - 03 de outubro, foi celebrado na Cidade de Vitória com um Seminário no Parque de Barreiros e também no vale do Mulembá, com práticas de multiplicação de colônias. 


Foram multiplicadas duas colônias da AME-ES no Mulembá.

O Processo de multiplicação foi também explicado teoricamente. 
Os participantes acompanharam multiplicação de uruçu.

EXPOSIÇÃO DE ABELHAS NO PARQUE BOTÂNICO DA VALE